Proteja-se: você conhece a luz azul?

Proteja-se: você conhece a luz azul?

Imagem de Hunter Newton/ disponível no Unsplash

Atualmente estamos ouvindo falar muito sobre os efeitos nocivos que a luz pode causar a nossa visão. Milhares de reportagens nos mostram como as luzes podem ser prejudiciais para a nossa saúde desde nossa pele até aos nossos olhos. Porém, poucas pessoas sabem que existem diversos tipos de luz, que são emitidas de diversas formas.


As luzes desempenham um papel crucial no dia-a-dia do ser humano. A visão precisa de luz para que nosso olho tenha percepção do mundo ao seu redor, trazendo à vida, formas, cores e todos os detalhes que nos cercam. Um exemplo prático é quando estamos num quarto escuro, podemos até perceber formas, mas só identificamos objetos quando “ligamos” a luz.

O seu bem-estar também depende muito da luz, o nosso relógio biológico é regulado por ela, sendo assim, diversas funções como seu estado de alerta, desempenho cognitivo, memória, temperatura do corpo, pressão sanguínea, sono, humor dependem da recepção diária de luz.

Luz foto criado por katemangostar – br.freepik.com

Porém, nem tudo é uma maravilha. Existem estudos que indicam que a luz também pode causar o envelhecimento precoce da sua retina. Assim como a luz é prejudicial para a pele, ela também pode ser prejudicial ao olho humano. Os raios UV e a luz azul-violeta, a longo prazo, desencadeiam um envelhecimento acelerado nos olhos, podendo causar diversas doenças como a catarata, que é a opacificação (perda de transparência) do cristalino (lente natural de nosso olho) e também o DMRI (Degeneração Macular Relacionada a Idade), que afeta nossa retina causando a perda da visão nos pontos centrais do olho e que, a longo prazo, pode ocasionar a cegueira.

A luz azul turquesa é extremamente necessária para funções tanto visuais como físicas. Porém a luz azul-violeta, que é a parte nociva da luz azul, é encontrada em qualquer ambiente externo, independente da condição climática, e também, muito fortemente emitida em ambientes internos, por aparelhos digitais que usamos todo dia, e que você muito provavelmente está usando agora, como a tablets, smartphones, tv’s, e luzes artificiais (LEDs).

Essa nova realidade no uso prolongado de aparelhos digitais nos leva a ter a necessidade de “filtrar” esses raios nocivos emitidos por esses aparelhos. Sintomas como cansaço visual no final do dia, irritação ocular (olhos vermelhos) e visão borrada em determinados momentos passaram a ser constantes em nossas vidas.

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/negocio
Negócio foto criado por yanalya – br.freepik.com

Preocupados com essa situação hoje existem lentes de óculos com tratamentos que aliviam esses sintomas e ajudam na proteção de sua retina. São lentes com alta tecnologia e com estudos que comprovam a e eficiência desses tratamentos.

Consulte seu médico oftalmologista, verifique com esta sua visão e saiba que nossos consultores estão preparados para lhe atender. Possuímos laboratório de montagem próprio, responsável técnico em nossas lojas e equipamentos digitais para tomar as medidas necessárias para o perfeito aviamento de sua receita.

Trabalhar na prevenção de nossa visão sempre é a melhor decisão.

<a href="https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/pessoas">Pessoas foto criado por prostooleh - br.freepik.com</a>
Pessoas foto criado por prostooleh – br.freepik.com

Deixe uma resposta